segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pai Rico, Pai Pobre - O primeiro passo para a sua Independência Financeira



Enviar este Artigo a um amigo
Imprimir este Artigo

Tal como tinha referido no artigo em que vos falei da Book Depository, entitulado "Comprar livros baratos online é na livraria Book Depository", vou dar-vos a conhecer o livro "Pai Rico, Pai Pobre", "Rich Dad, Poor Dad" em inglês, escrito por Robert Kiyosaki.

Robert Kiyosaki é um empresário, investidor e escritor de sucesso que buscou a sua Independência Financeira desde muito jovem e cedo a conseguiu alcançar. Kiyosaki tem nacionalidade norte-americana tendo nascido no Havai onde foi criado e adquiriu todo o conhecimento necessário para alcançar o seu grande objectivo. O conhecimento adquirido por Robert Kiyosaki foi-lhe ensinado em tenra idade, a partir dos 9 anos de idade, pelo pai de um dos seus melhores amigos, a quem ele carinhosamente chama de Pai Rico remetendo para o seu próprio pai a alcunha de Pai Pobre.

O livro é uma auto-biografia que é contada através de pequenas histórias que lhe foram acontecendo ao longo da sua vida e através das quais foi obtendo a sua educação financeira. O livro apresenta as diferenças entre o seu pai (Pai Pobre) um professor que trabalhava numa escola pública e tinha um bom ordenado mas que no entanto estava sempre aflito de finanças e o pai do seu melhor amigo (Pai Rico) que cedo largou a escola sem ter grandes estudos mas que desde sempre se dedicou aos negócios, a perceber o modo de funcionamento do dinheiro e a forma como as pessoas lidam com ele.


É em torno desta dicotomia entre os seus dois pais que é vivida toda a sua infância e juventude. Por um lado o seu próprio pai aconselha-o a estudar, ter boas notas para depois obter um bom emprego mas é algo que lhe desagrada e a forma como as aulas são leccionadas não o cativa minimamente levando a que tenha más notas e desista da escola mais cedo que o esperado. Por outro lado o Pai Rico ensina-lhe através de várias histórias e vivências que para ser rico tem de se compreender o funcionamento do dinheiro e isso não se ensina nas escolas ...

Este livro foi publicado pela primeira vez em 2000 nos Estados Unidos, passados 9 anos a realidade em Portugal é em tudo semelhante à retratada no livro com a agravante de cada vez mais ser difícil encontrar empregos estáveis e bem remunerados. Tendo em conta a realidade actual, este livro torna-se quase leitura obrigatória para quem pretenda ter uma vida desafogada e não queira estar sempre com "a corda ao pescoço" à espera do fim do mês. Este livro nasceu devido à constatação, de Kiyosaki, que a velha fórmula de "ir para a escola, tirar boas notas e arranjar um bom emprego" está desactualizada e hoje em dia não é garantia de resultados.

Este livro, e outros do género, ajudam a perceber que os passos que levam ao enriquecimento de uma pessoa não estão inacessíveis ao comum mortal embora muitas vezes seja dificil obter a informação que nos guie por esse caminho. Este livro poderá dar um enorme contributo nesse sentido, ensinando-lhe os primeiros passos e demonstrando que a Independência Financeira está muito mais dependente de nós e ao nosso alcance do que nós pensamos.

Aconselho vivamente a compra deste livro, vai ver que não ser irá arrepender. Para obter um bom preço adquira-o através da Book Depository, disponível através do link: "Rich Dad, Poor Dad" custando cerca de 8,5€. Também existe uma versão em português mas ainda no sábado passado a vi à venda na Worten e custava cerca de 21€. Infelizmente comprar livros em Portugal parece ser coisa de ricos.

Artigos Relacionados




website stats
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com